Carteira de Longo Prazo


Carteira de Longo Prazo


Após ter criado a sua reserva de emergência e de conhecer o seu perfil de investidor, o próximo passo rumo ao seu futuro financeiro bem sucedido é montar uma carteira de investimentos de longo prazo.


Se pergunte, onde você quer estar daqui a 30, 40, 50 anos? Aposto que em um patamar melhor que o atual. É inerente ao ser humano pensar sempre em evoluir.


Para isso, é necessário que você planeje muito bem para não ter dores de cabeça e nem mini ataques cardíacos ao longo da jornada.


Pois bem, mas por que devo ter uma carteira de longo prazo?

Resposta: Porque, até hoje, nenhum ativo do mercado remunera melhor que o mercado de capitais em prazos maiores que 17 anos. Segundo Jeremy Siegel, em seu livro Investindo em Ações no Longo Prazo, após 17 anos, o rendimento de uma carteira de ações é superior a outros investimentos feitos no período, mesmo após grandes quedas.


E para aproveitar tudo isso o que o mercado tem a nos oferecer, você precisa de duas coisas:

Primeira: Paciência e aportes regulares. De nada adianta colocar R$1milhão e esperar que ele dobre de valor da noite para o dia. O nome disso é aposta.

Segunda: Ter um método ou guia de escolha de empresas. Você precisa ter confiança no que está fazendo, pois ao longo de 30 anos, crises vão acontecer. Baixas na bolsa são imprevisíveis e você precisa ter convicção do porquê está comprando uma empresa que já caiu 10 ou 20%.


Resumindo, para ter uma aposentadoria confortável você precisa pensar no seu futuro hoje.

E para isso, precisa dedicar algum tempo para estudar e definir métodos de escolha de empresas que fazem sentido para você (não para o guru que mora ao lado), pois é você quem vai se questionar quando a bolsa desabar, não ele. E você precisará também ser constante. As melhores oportunidades aparecem na baixa, quando todo mundo está com medo. Agora se você é constante no seu plano de aportes, não vai fazer diferença se está subindo ou caindo, você estará comprando e aproveitando a liquidação.


Faça um favor para o seu "eu do futuro", monte uma carteira de longo prazo!



Se esse conteúdo fez sentido para você, me envie uma mensagem, comente, compatilhe !

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo